Como Adestrar um Gato ► Dicas Incríveis de Como Adestrar Seu Gato

Como Adestrar um Gato
5/5 - (6 votes)

Antes mesmo da pergunta Como Adestrar um Gato as pessoas se perguntam se é possível adestrar um gato.

É um caminho um pouco mais complicado em relação ao cães e aprender Como Adestrar um Gato pode fazer toda a diferença no convívio com o seu bichano.

É realmente um linda cena ver um tutor brincando com o seu gatinho e dando comandos que o mesmo consiga seguir.

Conheça o Gato Singapura e apaixone-se por esse bichano.

Existem vários métodos de ensino, bem como diversos acessórios que vão nos ensinar a educar nossos amigos de patas e pelos.

Educar um gato vai muito além da necessidade de ver ele fazer alguma tarefa ou brincadeira, uma boa educação estimula a inteligência do gato e melhor a relação com os humanos e outros animais.

Em relação aos cachorros, os gatos são mais difíceis de se adestrar, portanto tenha paciência e você verá que os resultados valem muito a pena.

Ao ver nossos gatinhos fazendo truques e se comportando como se deve, teremos uma bela sensação de satisfação e de trabalho feito.

Vamos ver como funciona o mundo de adestramento de gatos?

Como Adestrar um Gato ► Aprenda a Adestrar Seu Gato

Como Adestrar um Gato
Como Adestrar um Gato

Qualquer Gato pode ser Adestrado?

Sim qualquer gato pode ser adestrado, o que vai mudar é o tempo de resposta em relação o tipo de gato.

É o mesmo princípio que envolver os cachorros, algumas raças tendem a aprender mais rápido que outras.

Por que Devo Saber Como Adestrar um Gato

Quando sabemos como adestrar os gatos, nós ajudamos ele a ter uma vida melhor e mais saudável.

Gatos são sociáveis e por isso devem aprender como viver em sociedade, bem como seus limites.

Além do mais quando o educamos ele desenvolver melhor a sua inteligência, portanto saber como adestrar um gato trás inúmeros benefícios aos bichanos e seus tutores.

Preciso de Ferramentas para Adestrar um Gato?

A respos é SIM, você precisa, pois ao usá-los seu trabalho funcionará de forma adequada e por conseguinte os resultados virão.

Podemos usar desde petiscos e biscoitos para gato, até mesmo um kit de adestramento inteligente que trás brinquedos e aparelhos sonoros.

Dessa forma o seu trabalho ficará divertido e tudo será transformado em uma grande brincadeira, aliás é importante você usar do lúdico e da recompensa, nunca da punição.

Um outro acessório que você pode usar na educação do seu amigo são os educadores higiênicos que agem de maneira repelente ou atrativa.

Técnicas de Como Adestrar um Gato

Mais uma vez ressaltamos a paciência necessária no adestramento do seu gato pois em relação aos cachorro eles aprendem de maneira muito mais lenta.

É fundamental que você tenha sempre os petiscos a mão afim de prender sua atenção e fazer a tarefa dada.

►► Um comando de cada vez: É importante que você não tente fazer várias técnicas e comandos de forma rápida e aleatória, pois temos a tendência de tentar um outro truque cado o primeiro não saia como queríamos.

Portanto sempre ensine um comando por vez e até que ele aprenda, você não deve passar para outro comando.

►► Diminua seu espaço: É fundamental que você escolha um ambiente pequeno e que lhe permita ficar próximo ao seu gato.

Quando o ambiente é demasiado grande, o gato tende a se dispersar rapidamente.

Quando o ambiente é pequeno e fechado, o comando “vem”, por exemplo, pode ser aprendido de forma mais rápida, haja vista que ele não terá outra opção a não ser ir atrás do petisco que está com você.

►► Sistema de Recompensa: Será sempre melhor e mais saudável que os estímulos recebidos pelo seu gato sejam sempre positivos e de recompensa.

O sistema de punição é perigoso e não é saudável.

Utilize os minutos que antecedem a sua refeição e use-a para fazer seu gato obedecer aos seus comandos, dessa forma, a recompensa pelo acerto ser o seu prato de comida.

gora que você já sabe as linhas gerais da educação de gatos vamos vez como fazer alguns truques.

Como Adestrar um Gato Para não Morder

Os gatos domésticos são normalmente pacíficos e calmos e não mordem se forma proposital ou mesmo arranham.

Aliás eles evitam, e muito, que isso possa ocorrer, no entanto existem alguns gatos e alguns tipos de ração que mais agressivos e que podem morder seus tutores.

Uma das maneiras mais eficientes de ensinar o seu gato e não morder é a formo como você reage a tal comportamento.

Aprenda como reagir a mordidas do gato

A primeira coisa é mantem a calma e não perder a paciência, lembre-se que as ações punitivas não são legais, então não bata, não grite e nem corra atrás do gato pela casa.

Essa atitude deixa o gato confuso e nervoso e não será bom para que ele entenda o que que fez e que não deve fazer.

Quando o gato começar com um comportamento de querer morder, afasta-se dele e mantenha suas mãos fora do seu alcance.

Não faça carinhos quando o gato morder, fale em tom firme e mostre reprovação retirando-o devagar do seu colo e dessa forma, cessando a ação dele.

Aponte o dedo para ele com olhar de reprovação e diga com voz firme “NÃO”, após isso você deve deixar o ambiente e ignorar o seu gato por alguns minutos.

E-book com Diversas Dicas de Como Adestrar um Gato na Prática

Aqui no blog, nós sempre indicamos o guia “Adestrando um Gato Arteiro”, ele tem excelentes dicas para adestramento felino e vários bônus que vão ajudar bastantes na convivência da sua família com seu bichano.

→Conheça o Guia Adestrando um Gato Arteiro

Este é um excelente conteúdo focado em adestramento de gatos, não importa a idade do seu felino e nem se você comprou, acolheu ou ganhou ele, o guia tem as dicas essenciais para que qualquer pessoa consiga educar o seu bichinho sem precisar maltratar ou negar algo a ele.

Gato mordendo
Gato mordendo

Como Adestrar um Gato a Fazer Necessidades no Lugar Certo

►► Como já ressaltamos, os gatos são animais de hábitos de higiene muito aguçados, por é importante manter a limpeza da caixa de areai;

►► Gatos são animais de hábitos e se ele fizer no chão ou no tapete, é necessário que você limpe imediatamente, pois se ele sentir o o cheiro vai querer fazer no mesmo lugar, e nesse cado, no lugar errado;

►► Deixa a caixa de areia em um lugar mais reservado, sem movimento de pessoas e principalmente de estranhos;

►► Em um primeiro momento é necessário que caixa de areia esteja suja, fim de ele possa sentir o cheiro e saber que o lugar é lá.

►► No entanto, mantenha a caixa limpa a cada 3 dias.

►► Nos primeiros dias após a adoção, se você puder, mantenha duas caixas de areia de diferentes modelos e diferentes tipos de areia. Desse modo ele poderá escolher a que mais agrada. Lembre-se de deixá-las em lugares separados também;

►► Limite territorial é importante no inicio, portanto determina uma área menor de circulação do bichano até que ele adquira o hábito de fazer xixi no lugar certo;

►► O espeço territorial deve ser aumentado aos poucos;

►► Essas dicas devem funcionar perfeitamente para o seu gato saber onde fazer o xixi, no entanto, se você perceber que algo esta errado e ele não está adquirindo os bons hábitos, não exite em contratar um profissional da área de adestramento.

Como Adestrar um Gato para Fazer Truques

Vamos ver alguns truques que você pode estar ensinando o seu gatinho a fazer e com isso deixar ele ainda mais divertido.

Lembre-se das dicas gerais que passamos no tópico anterior e tenha sempre um petisco na mão.

►► Fica ou Fica aí: Caso o seu gato não seja muito ativo, rapidamente ele irá compreender o comando “fica”.

Antes desse comando você deve ensinar o comando “senta”. Aos poucos você deve ir aumentando o tempo entre o “fica” e a recompensa;

►► Senta: Segure o petisco sobre a cabeça do seu gato e não deixe que ele pegue. Faça o seu gato dar alguns passos para trás, isso porque alguns gatos naturalmente fazem isso antes de sentar.

Quando seu gatinho sentar você deve dar a recompensa sempre em pouca quantidade, pois se ele ficar satisfeito o ensino do comando perde eficiência.

►► Dá a Pata: Até mesmo os gatinhos aprender a dar a pata e o melhor, sem muitas dificuldades.

Segure um petisco em cada mão, aproxime-se do gato e estenda uma das mãos e deixe o gato se aproximar.

Sempre que ele tentar pegar com a boca você deve a fastar a mão e não dar o petisco.

Em breve ele passara a usar a patinha e sempre que ele usar aí sim você deve recompensá-lo.

►► Vem: O comendo “vem” pode ser aprendido em pouco dias e mais um vez a motivação será os petiscos.

Você deve criar um comando, usando o próprio “vem”, um assobio ou mesmo um apito próprio para esse fim.

Rapidamente ele passa a compreender que sempre que obedece o comando ele ganha um petisco e com isso ele obedecerá sempre ao seu comando.

►► Miar: Esse é um comando que você deve esperar e quando ele miar ganha o petisco, após algumas vezes você é quem deve dar o comando “mia, e aí sim quando ele miar ele ganha o petisco.

Rapidamente ele irá associar o comando co a recompensa.

Você deve saber que o seu gato passará a miar mais vezes afim de ganhar o petisco e se você se incomoda com o seu miado, não ensine esse comando.

Dicas Extras de Como Adestrar um Gato na Prática

Aqui no blog, nós sempre indicamos o guia “Adestrando um Gato Arteiro”, ele tem excelentes dicas para adestramento felino e vários bônus que vão ajudar bastantes na convivência da sua família com seu bichano.

→Clique Aqui para Conhecer o Guia Adestrando um Gato Arteiro

Veja agora na prática o gato sendo ensinado.

Deixe um comentário