Como Cuidar de Uma Calopsita

Como cuidar de uma calopsita
5/5 - (1 vote)

Como Cuidar de Uma Calopsita? Febre entre aqueles que querem um animal de estimação, mas querem fugir da dupla gato ou cachorro, a calopsita (Nymphicus hollandicus) tem conquistado, principalmente, quem vive em apartamentos e não tem muito espaço para esses dois animais.

Como Cuidar de Uma Calopsita

Algumas pessoas, no entanto, tem dúvidas na hora de cuidar desses animais, já que eles tem alguns segredos e truques que não são necessários quando se tem um cachorro ou um gato, por exemplo.

Está pensando em adotar uma calopsita, mas não sabe exatamente como cuidar dessa ave? Então esse texto é para você.

Aqui no blog Meu Pet Favorito contamos tudo o que você precisa saber para que a sua convivência com esse pássaro seja o melhor possível.

Tenha muito tempo livre

Embora sejam aves, a calopsita requer muito tempo livre de quem deseja adotar esse animal. Isso porque ele está acostumado a conviver com seu dono, para criar laços e aprender alguns truques, afinal essa é uma ave famosa por sua inteligência.

Gaiola ou ao ar livre?

Embora o mais recomendável, quando adotamos uma ave, seja deixá-la fora da gaiola, convivendo com os habitantes da casa livremente, no início pode ser necessário ter uma gaiola, para que o animal se habitue com os moradores.

Nesse caso, e quando há outros animais que podem machucar a ave, é importante escolher uma gaiola grande, para que ela possa se movimentar com liberdade e possam, por exemplo, pular e abrir suas asas com muito conforto e segurança.

Aliás, por serem animais bastante sociáveis, em geral a gaiola da calopsita pode ser deixada na sala, onde há grande circulação de pessoas, e sempre encostada na parede, para que ela se sinta segura.

Procure também deixar a gaiola de sua ave em locais onde ela esteja na altura de seus olhos, assim você interagirá mais facilmente com a calopsita.

Leve o animal para tomar sol

Assim como nós, seres humanos, as calopsitas precisam de sol, para equilibrar seus níveis de vitamina D no organismo.

Essa exposição, aliás, precisa ser direta. Então, se sua calopsita vive em uma gaiola, coloque-a em locais onde ela possa tomar sol, sempre no início da manhã ou no final da tarde, quando o calor não é tão forte.

Não se esqueça também de colocar a gaiola em uma posição onde a ave tenha uma sombra para se abrigar do sol quando sentir calor.

Forneça alimentação balanceada

Para que a calopsita tenha uma vida saudável e não sofra de doenças comuns em aves domésticas, como a bronquite infecciosa, forneça à sua calopsita uma alimentação balanceada.

A melhor opção é uma mistura de sementes próprias para este tipo de ave ou, ainda, rações especializadas para calopsitas.

Procure oferecer, também, frutas, vegetais e frutos secos no decorrer do dia.

Permita que a ave tome banho

As aves adoram tomar banho. Quantas vezes não vimos pássaros na chuva? Inúmeras vezes. E com a calopsita não é diferente.

Por isso, você pode permitir que sua calopsita tome banho colocando em sua gaiola um recipiente com água limpa.

Se preferir, você pode também usar um borrifador, simulando uma chuva fina que caia sobre a ave.

Deixe um comentário