Como escolher a ração certa para o seu cão: A ração pronta é um dos alimentos mais consumidos pelos cães que vivem nos lares brasileiros.
Isso porque esse tipo de alimentação é muito prática, já que não é preciso uma preparação prévia.
Eu sou adepto da alimentação natural para cães, mas tem algumas situações, por exemplo, em viagens, que as rações são a melhor escolha pela praticidade.
Na minha opinião, é melhor oferecer ração para nossos cachorros apenas nestas situações em que preparar a refeição é inviável.
Nestes casos, procure escolher a opção certa para seu cachorro, conforme a lista abaixo:
Como escolher a ração certa para o seu cão
Tudo o que um tutor que decide alimentar seu cão com ração pronta precisa fazer é abrir o pacote e colocar uma porção para o animal, que em geral se dá muito bem com esse tipo de alimento.
Muitos veterinários, aliás, defendem e recomendam o uso da ração pronta, pois esse tipo de alimento costuma ser formulado para oferecer todas as necessidades nutricionais que os cães, em diferentes faixas etárias precisam.
Apesar disso, muitos tutores ainda têm dúvidas na hora de comprar a ração do cachorro. Afinal, o que levar em consideração na hora da escolha? Se você também tem essa dúvida, então esse texto é para você.
Aqui, selecionamos tudo o que você precisa saber para não errar na escolha e comprar a ração ideal para o seu cachorro.
Avalie as necessidades de seu cão
Alguns cachorros, como os filhotes, os idosos ou aqueles com algum tipo de doença ou alergia, podem precisar de rações especiais.
Por isso, antes de comprar a ração do seu animal, procure um veterinário e faça uma consulta.
A avaliação do profissional pode ajudar na escolha, pois se o seu animal tiver algum problema que requeira alimentação especial, o profissional pode sugerir o produto certo para ele.
Fique de olho na idade de seu cachorro
Assim como acontece com os humanos, os cachorros precisam, em diferentes fases da vida, de alimentação especial, que supra suas necessidades nutricionais.
No caso dos filhotes, por exemplo, a ração precisa ser rica em proteínas, para que eles cresçam fortes e saudáveis.
Para os adultos, é importante equilibrar proteínas e nutrientes, para que eles possam atravessar essa fase da vida sem doenças ou deficiências.
Já para os cães idosos, a ração ideal é aquela com baixo teor de sódio e proteína, que seja de fácil mastigação (já que nos dentes dos cães mais idosos costumam ficar mais frágeis) e também fortalecer suas articulações.
Considere o porte de seu cachorro
Para escolher a ração do seu cachorro, você deve ficar atento também a seu porte. Afinal, animais de diferentes tamanhos têm necessidades nutricionais diversas.
Por exemplo, os cães de pequeno porte precisam de um alimento que lhes forneça muita energia e tenham antioxidantes, para ajudar a lhes propiciar uma vida longa e saudável.
Os cães de porte médio também são bastante ativos, e precisam de rações que lhes forneçam essa energia e ajudem a manter suas defesas naturais sempre ativas, já que adoram estar ao ar livre.
Já para os cães de porte grande, que crescem muito rápido e podem ter problemas de saúde, as rações mais recomendadas são aquelas com ingredientes nobres e substâncias que ajudam a amenizar dores e problemas ortopédicos que podem surgir com o avançar da idade.
Com esses cuidados, você escolherá a ração certa para o seu cão, e poderá aproveitar a companhia do animal por muito tempo.
Que Tal Oferecer uma Alimentação Mais Saudável que Ração?
Prefere alimentação natural? Então confira este artigo completo sobre o tema.
Por uma vida longa aos nossos pets!