Adotar uma gato é um belo sinal de amor, mas adora um Gato Cego é algo ainda mais importante.
Ter uma Gato Cego é algo que vai mudar a vida dele e é preciso saber o que fazer antes de adotar e também o que fazer caso o seu gatinho fique cego.
Ele irá ter várias dificuldade de adaptação ao ambiente e é você quem precisa ajudá-lo a sentir o mais confortável possível.
Quando essa cegueira é algo que acontece durante a vida do bichano é mais complicado do que que quando ele já nasce assim.
Todos os membros da casa precisam entender sobre a vida dos felinos que não podem enxergar para então poder ajudar de forma correta.
Ter uma Tela para gato não fugir é algo que pode ser interessante para que ele nunca se perca.
Gato Cego ► Saiba Como Cuidar Dele
Causas de Cegueira em Gatos
Existem algumas razões que podem levar o seu gato à uma cegueira e as principais delas são:
►► Hipertensão: Essa pode ser a causa de uma cegueira repentina no seu bichano, no entanto se trata a tempo ela pode ser revertida;
►► Doenças Neurológicas: A parte responsável pela visão do gato fica na parte de trás do gato, portanto um dado à essa região pode deixar seu amigo cego.
Pode também ser proveniente de um um tumor, um AVC ou mesmo uma infecção bacteriana ou viral;
►► Degeneração retiniana medicamentosa: Ainda que sejam poucos, existem relatos de cegueira causado pelo medicamento enrofloxacina.
Ressaltamos que não é raro acontecer, mas não acomete todos os gatos, alguns conseguem recuperar a visão Parcialmente, já outro irão viver por toda a sua vida com a cegueira.
Como Identificar um Gato Cego
Preste atenção em como o seu gatinho se comporta pois um dos principais sintomas é que ele lacrimeja muito e coça a região dos olhos.
Isso pode sr apenas um problema simples de visão, mas quem vai definir, exatamente o que está acontecendo é o médico veterinário.
Cuidados Médicos com Gato Cego
O médico veterinário é quem deve prescrever tanto os medicamentos, quanto o tratamento que será ministrado ao bichano.
Após saber as causas através do exames e determinar se é ou não um tipo de cegueira reversível é que o medicamento e tratamento serão propostos pelo veterinário.
A média para os exames de rotina é de duas vezes ao ano no gato adulto, média essa que permanece mesmo que o gato seja cego.
Isso só muda se a cegueira for concomitante com outro tipo de doença que pode ser, por exemplo um problema de visão que ocorreu por conta de uma diabetes felina.
Brincadeiras para Fazer com Gato Cego
►► Fale Com Seu Gato: comunicação é essencial, portanto converse frequentemente com o seu gato, pois deve maneira ele sempre vai te achar;
►► Sempre que entrar em cômodo que ele esteja faça barulhos para que ele saiba que você está vindo e assim evitar o susto.
►► Evite barulhos estrondosos pois isso irá assustá-lo;
►► Já em se tratando das brincadeiras em si, estimule os seus sentidos, com brinquedos e emitem som e exalam odores;
►► Brinquedo que chacoalham são ótimos para os gatos que não enxergam;
►► Mimos: Não se sinta mal em mima-los de mais, eles merecem as as carícias são ainda mais importante do que as feita em gatos que enxergam;
►► No entanto respeite se ele quiser sair.
Adapte a Casa Ao Gato Cego
►► Mantenha as coisas no seu lugar evitando qualquer mudança;
►► Coloque a comida e a águem sempre no mesmo local;
►► Faça ele memorizar onde está a caixa de areia e nunca mude ela de lugar;
►► Se a casa for muito grande, use quantas caixas de areia for preciso.
►► Deixe sempre as passagem fechadas, coloque tela de proteção nas aberturas da casa ou mesmo em escadas;
►► Seja detalhista com a casa, baixe a tampa do vaso, não deixa o fago ligado com a panela sem supervisão e as demais coisas que você posso pensar em ser um perigo a um animal cego.
►► E não deixe objetos soltos pela casa onde ele possa bater ou mesmo se machucar.