Cuidados na hora de adotar um porquinho da índia

Cuidados na hora de adotar um porquinho da índia
5/5 - (3 votes)

Cuidados na hora de adotar um porquinho da índia: Os roedores tem se tornado excelentes opções para quem busca um animal tranquilo, bastante sociável e que se adapte bem a ambientes pequenos, como apartamentos.

De olho nessa tendência, o porquinho da índia vem ganhando cada vez mais adeptos.

Cuidados na hora de adotar um porquinho da índia

Fofinho e conhecido por muitos nomes (como preá, por exemplo), o roedor é o preferido das crianças por sua natureza tranquila e por ser bastante silencioso. Como vive em gaiolas, ele pode conviver bem em casas onde existem outros animais, como cachorros.

No entanto, cuidar de um roedor como o porquinho da índia tem alguns macetes. Afinal, o animal requer cuidados que diferem dos aplicados para um cachorro ou um gato, por exemplo.

Adotou ou está pensando em adotar um porquinho da índia e não sabe como cuidar bem do animal? Então esse texto é para você.

Aqui traremos tudo o que você precisa saber para garantir ao roedor uma vida tranquila.

Número de animais

Em geral, quando adotamos um bicho de uma determinada espécie, costumamos levar apenas um exemplar para casa, certo? No caso dos porquinhos da índia, essa não é a melhor decisão.

Isso porque os porquinhos da índia são animais que, em seu habitat natural, estão acostumados a viver em grupo. Por isso, na hora de adotar o porquinho, o melhor é levar dois deles.

Para evitar superpopulação (lembre-se que os porquinhos da índia são roedores, e costumam dar criar numerosas), escolha dois animais do mesmo sexo.

Assim eles fazem companhia um ao outro e você não leva um susto em poucos meses.

Alimentação

Como se tratam de animais herbívoros, os porquinhos da índia devem ser alimentados apenas com vegetais.

Para garantir que eles tenham suas necessidades nutricionais supridas com eficácia, o ideal é que você compre rações especializadas para esse tipo de animal.

Além da ração, é interessante dar também ao seu porquinho da índia frutas e legumes frescos, para que eles possam ingerir uma boa quantidade de vitamina C, ideal para manter sua saúde sempre em dia.

Outro alimento que pode fazer muito bem à saúde dos porquinhos é o feno. Ele ajuda a manter seu intestino funcionando adequadamente.

Casa

Como é um animal muito ativo, que gosta de correr e saltitar o dia todo, o local em que você vai abrigar seus porquinhos precisa ser grande e bastante espaçoso.

Prefira gaiolas de ferro ou arame, com bastante ventilação lateral.

Evite também superfícies com ondulações, onde ele possa enroscar suas patas e se ferir enquanto pula ou caminha.

Coloque na gaiola também um bebedouro, onde ele possa beber água fresca sempre que desejar, o comedouro (onde ficará armazenada sua comida), brinquedos e outros itens que possam distraí-lo.

O fundo da gaiola deve ser forrado com produtos adequados para esse animal, de forma a absorver a urina.

Exercícios

Retire seu porquinho da índia frequentemente da gaiola, para que ele possa explorar o ambiente onde vive e fazer exercícios. Esse cuidado é importante para que ele não fique doente.

Deixe um comentário